Blogue

Aventura de Bicicleta Ovar - Fátima

26-05-2013 19:53

Aventura de bicicleta Ovar - Fátima

    Foi uma aventura de bicicleta a Fátima à já muito tempo planeada mas que devido as más condições do tempo desde o inicio do ano ainda não tinhamos tido oportunidade de realizar. Esse momento chegou este sabado dia 25/05/2013.

    Eram cerca das 06h da manha quando partimos de Ovar em direção a Fátima, 3 aventureiros montados nas suas bicicletas de BTT, e com muita vontade de realizarem este percurso todos eles pela primeira vez. A luz do dia já se fazia sentir mas o calor ainda não aparecia e as primeiras pedaladas foram com algum frio que nos acompanharam. A primeira paragem foi em Aveiro perto das 07h30m numa pastelaria para podermos tomar alguma coisa quente para continuar a aventura. Após o pequeno almoço lá continuamos o caminho sabendo que nos esperava a primeira dificuldade mais a frente que era a subida para a Figueira da Foz. Antes de iniciarmos a subida foi altura de avistarmos e passarmos por um grupo tambem de bombeiros ciclista que vinham de Aveiro, a subida foi feita em bom ritmo passando assim depressa esta primeira subida mais acentuada, depois foi sempre a descer... até a Figueira, após passarmos a ponte da Figueira fizemos a nossa segunda paragem para podermos descansar um pouco e restaurar algumas energias aproveitando para comer um pouco, fruta, madalenas, bolinho caseiro e encher os bidons com agua fresca, com a ajuda do carro de apoio.

    Retomamos a aventura após cerca de 20m de paragem, tinhamos nesta altura 100km certinhos e cerca de 4h de andamento, a nossa frente esperava-nos muito caminho e a famosa reta da Tocha, nada que nos metesse medo. Faltavam cerca de 60km para terminarmos a nossa aventura, não sem antes passarmos por varios caminhos e por zonas muito bonitas. Nesta parte do caminho "apanhamos" varias retas e começamos a sentir que o caminho estava ligeiramente a subir, passamos Pombal e dirigiamo-nos para o Barração, passando pela Guia onde efetuamos a nossa terceira paragem, para descansar um pouco e restauramos algumas energias, paramos num café para bebermos alguma coisa bem fresquinha.

    Continuamos o nosso caminho chegando rapidamente ao Barração. Aparti daqui ficava a faltar-nos cerca de 30km para o final da etapa e chegramos ao nosso objetivo que era Fátima, mas apartir daqui vinha a parte mais dificil que era a etapa de Santa Catarina da Serra. Paramos antes da subida a espera do carro de apoio para termos bebidas frescas mas o carro já estava do outro lado da serra... Antes da serra passamos pela Caranguejeira e rapidamente estavamos a iniciar a subida de Santa Catarina. Relativamente rapido passamos esta dificuldade sempre a subir e mais acentuada. A vontade de chegarmos a Fátima não nos assustou e com aquelas subidas e logo chegamos ao topo para iniciarmos a descida que nos ia levar ao Santuario.

    Eram cerca das 13h50m quando chegamos as Santuario e comprido o nosso objetivo traçado que era a ligação Ovar - Fátima. Fomos trocar de roupa e almoçar, que estavamos mesmo a precisar. Regressamos a Ovar para realizarmos o jantar da nossa aventura em bicicleta.

    Muito obrigado aos meus companheiros de viagem Carlos Oliveira e Mário Resende e ao carro de apoio Carla e Inês Nora.

 

Maratona BTT Albergaria 2013

15-04-2013 22:11

 

    No domingo dia 14 de Abril realizou-se a maratona de BTT de 2013 em Albergaria a Velha. Eram 09h30m quando se deu a partida da prova, brindada por uma companhia maravilhosa do nosso grande amigo SOL e por companhias ainda melhor que são os nossos amigos, Carlos Oliveira, Fernando Paciencia, João Silva, Vasco Regadas, Pedro Dias, Arménio Oliveira, Nuno Xaves entre muitos outros que lá estavam e claro está as nossas apoiantes, mulheres, namoradas, filhas e mães.

    O inicio da prova foi de loucos... o arranca foi tipo nascar... corrida lançada, cerca de 2km em estrada até a entrada para o pinhal, com uma velocidade virtiginosa de cerca de 40km/h... claro que aqui não foram as subidas nem as descidas a fazer a diferença mas sim a velocidade que a prova ganhou com tantos atletas a tentar chegar o mais a frente possivel para não perder o "comboio" dos da frente.

    Rapidamente chegamos as primeiras subidas mais duras mas pequenas que nos iam preparar para mais a frente enfrentarmos a maior subida da prova que nos esperava e nada mais do que cerca de 7km sempre a subir com uma inclinação media de cerca de 13/14%. Aí nessa altura da prova já iamos todos a grande velocidade e assim se manteve pois ninguem queria perder terreno para os que iam a frente e nem queriam ser apanhados pelos que vinham mais atras... Como ninguem quis facilitar a subida apesar de ser dura correu muito bem e com muito trabalho e esforço lá chegamos ao topo rapidamente, o que significava que apos a descida estariamos a meio da prova. Se a subida foi rapida a descida foi simplesmente alucinante... piscamos um olho devido a um pingo de lama e já estavamos no final da descida, alias já estavamos outra vez a subir...

    A prova foi-se desenrolando sempre muito rapidamente e após esta fase, talvez mais dificil, já estavamos a fazer o regresso em direção a cidade. Mais caminhos muito bons entre subidas, descidas e planos já estavamos em Cernada onde nos esparava uma surpresa... uma pequena subida com cerca de 20% de inclinaçãp que aquela altura da prova ninguem estava a espera. Aí essa subida testou alguns atletas, tendo estes se queixado de algumas caimbras, mas essa subida tambem serviu de muito alento para quem a conseguiu ultrapassar sem problemas e deu bastante mais força e moral aos atletas para acabar a prova. Nessa altura já mesmo perto do final, pois já tinhamos passado a indicação dos ultimos 5km, a velocidade da prova voltou ao inicio e praticamente todos os atletas acabarm a sprintar... chegando a 40km/h de velocidade... parecia que tinham começado a prova...

    Após os atletas terem acabado a prova todos se juntaram e fomos apoiar o nosso companheiro de pedaladas João Silva que ficou num magnifico 2º lugar, MUITOS PARABENS João, grande campeão.

    Seguiu-se o almoço e o convivio entre todos o que é sempre muito divertido pois todos contam as suas peripécias da prova.

    No geral a prova foi muito bem conseguida por parte da organização pelo excelente trabalho que fizeram desde toda a involvencia as marcações no trajeto que estavam muito bem sinalizadas até ao almoço, e do nosso grupo que esteve muito bem durante toda a prova mostrando que somos uns verdadeiros guerreiros, lutando sempre muito até ao fim para alcançarmos os melhores lugares possiveis na classificação.

Muito bom, boas pedaladas e até um dia destes num pinhal perto de si... Grande abraço a todos.

Passeio de BTT a nossa Sra. da Saude - Vale de Cambra

31-03-2013 00:11

 

        Neste sabado, dia 30/03/2013, fizemos mais um passeio de BTT e este tinha como trajeto a ida a Nossa Sra. da Saude em Vale de Cambra.

Foi um passeio novo para quase todos os participantes, e hoje fomos 12 elementos que participamos neste magnifico passeio, apenas alguns colegas tinham lá ido e esses já sabiam o que nos esperava. Foram cerca de 40km quase sempre a subir, estando reservada para o final um estradão a subir com cerca de 13 / 14 km... até um total de altimetria de cerca de 1600m de acumulado de subida...

    Claramente que foi complicado todo este trajeto até ao topo mas muito bom com paisagens mesmo muito bonitas, por exemplo a nitides com que se avistava a ria, as escarpas altamente elevadas das montanhas ao redor, as pequenas casas no meio de todo aquele verde... foi simplesmente magnifico.

    Neste passeio desta vez não houve avarias de maior a registar tirando um furo e pouco mais do que uns ajustes mecanicas em algumas maquinas.

    Como em tudo o que se sobe tem de descer, foi exatamente isso que aconteceu depois de termos chegado lá ao alto do monte. Aproveitamos para nos abastecer de agua, ( que diga-se de passagem tinha um sabor meio esquisito) ou então era de mim, depois de tanta subida já nem tinha noção das coisas... mas acho que não, tinha mesmo um sabor esquisito porque mais pessoas eram dessa opinião. Descansamos um pouco e depois de termos reunido as tropas, iniciamos a descida de tudo aquilo que tinhamos subido. Só posso dizer que aquilo foi uma loucura a descer... altas velociades entre sulcos, pedras e regos com agua, lama e outras coisas. Escusado será dizer que foi um instante todas aquelas descidas.

    Depois de todas estas nossas desventuras lá chegamos todos bem, bem como quem diz, cansados, algumas caimbras mas muito satisfeitos com este passeio. Um trajeto sem duvida nenhuma a repetir noutros passeios.

    A todos um grande abraço e boas pedaladas, até breve.

Treino de sábado

24-03-2013 20:36

 

    Este sabado, (23/03/2013) foi dia de mais um treininho de BTT entre amigos, +/- 60km com um acomulado de 1200m, muito bom. O tempo estava bastante agradavel, um solzinho bonito e quente estava lá no alto e nós cá em baixo a agradecer toda aquela luz e alegria que nos permitia fazer mais um ajuntamento para mais uma das nossas voltinhas de BTT.

    Neste dia o itenerario estava traçado, ida a São Marcos da Serra, e assim foi. Uns com mais receio do que outros, receio porque alguns estavam mais cansados do que outros devido aos treinos que têm vindo a fazer, outros porque achavam que não estavam tão bem e que não sabiam se aguentavam o percurso, visto ser a maior parte do trajeto a subir...

    No grupo deste sabado tinhamos alguns membros novos e outros que se juntavam outra vez ao grupo depois de alguns afazeres que os impedia de estarmos todos juntos, e ainda uma bike nova para estrear de um elemento sedenta de lama e porrada em cima dela... ( a bike nova portou-se relativamente bem já agora o dono é que arreou um bocado... eheheheh).

    Começamos um bocado mal o passeio visto ainda não termos começado a andar e já termos uma bike avariada..., chegou a altura de começarmos a andar e lá fomos em direção ao monte. Na primeira descida a sério, primeira contrariedade, uma avaria no desviador traseiro. Reparado o problema rapidamente, só tivemos de andar a procura das peças que ficaram espalhadas pela descida, que foi o mais dificil... e como trazemos sempre mecanico resolveu-se o problema e seguimos em frente no nosso percurso. Finalmente conseguimos chegar ao monte de S. Marcos e aí foi altura para uma pequena paragem para descansar e alimentarmo-nos, até porque nem a meio do percurso estavamos. Após a paragem seguimos caminho até mais uma nova paragem devido a problemas com uma das máquinas, dropout partido..., mais uma vez resolvido o problema podémos seguir em frente.

    Já no regresso a casa uma paragem para lavar as máquinas e estava feito mais um treininho muito bom de BTT.

    Foi um passeio muito bom, com paisagens maravilhosas  e com uma companhia de amigos ainda melhor, excelente mesmo. O ponto menos positivo foi realmente os problemas mecanicos que houve nas máquinas.

    Muito obrigado a todos e até ao próximo treino, até lá boas pedaladas para todos.

 

Treino de sabado, Ovar - S. Jacinto

27-01-2013 15:17

 

Este sábado, dia 26/01/2013, fizemos mais um treino aproveitando a folga que a chuva nos deu e honrando e gozando o magnifico sol.

Desta vez fizemos um treino de estrada, o que não é nada normal aos sábados, mas como este mau tempo nos presenteou com quedas de arvores e muitas outras coisas e como os terrenos estão (muito) encharcados de agua decidimos fazer estrada para evitar tudo isso e para evitar também possíveis avarias mecânicas nas nossas tão queridas e estimadas bikes.

Começamos o nosso percurso, percorrendo o novíssimo parque urbano da cidade, tomando direção fomos até ao inicio da ciclovia junto aos bombeiros indo até a rotunda do carregal. Aí, fomos em direção a São Jacinto, que era o nosso objetivo para o dia de hoje. Entre muitas pedaladas, fomos conversando entre nós sobre tudo e mais alguma coisa, e íamos trocando na frente do grupo entre nós para podermos ter sempre um bom ritmo de treino e evitando o cansaço, ora ia um ora ia outro, trocando em sequência ao fim de alguns minutos.

Iniciamos o nosso percurso de regresso com os mesmos objetivos iniciais, bom ritmo e sempre seguido. Pelo meio sempre certinhos a andar e a trocar, até ao momento em que alguns elementos se lembraram de tentar ir "apanhar" um outro ciclista que entretanto tinha passado por nós e tinha já ganho uma distancia substancial para o nosso grupo, iniciando uma perseguição muito prometedora mas que ao fim de alguns metros (kilometros) as forças foram faltando deixando cair por terra todas as esperanças de chegar ao ciclista (aí o cansaço e força nas "canetas" apertou)... Ao chegarmos a rotunda do carregal decidimos rir até ao furadouro tomar um cafezinho para relaxar do nosso treino aproveitando o sol e ver as vistas.

Fomos até casa de um elemento do grupo, tomarmos um café e comer uma fatia de fogaça. Estava muito bom, muito obrigado amigo.

Regressamos a nossas casas no final e um outro elemento ainda "cheio" de força, foi dar uma voltinha no circuito perto da escola Fragateiro.

Foi mais um bom sábado de treino, que conta essencialmente, pelo ajuntamento do nosso grupo de amigos e riders. Até ao próximo treino, que se correr tudo bem e o S. Pedro for nosso amigo, é terça-feira, até breve...

Treino de 3ª feira

05-12-2012 12:35

    Esta terça feira decorreu mais um treino, em estrada para muita tristeza nossa, pois nós adoramos mesmo é a natureza e podermos usufruir das maravilhas da natureza não há melhor.

    Eram cerca das 19h15m quando iniciamos o nosso treino, desta vez só fomos 2 elementos, o resto estava doente ou indisponivel, e como diz um companheiro de pedaladas, " foram os melhores". Iniciamos o precurso em ovar em direção a São João da Madeira, passando por Souto e por cucujães, sempre a subir até ao alto de S. João, uma vez em S. João, fomos pela zona industrial até a rotunda que vai em direção a Vale de Cambra e seguimos em direção a Arrifana. Pelo caminho aproveitamos para comer umas barritas ou qualquer coisa energetica, marmelada ou algum gel, sempre sem parar, até porque estava bastante frio e para não arrefecermos não se para.

    Apanhamos a estrada em direção a Santa Maria da Feira, sempre a descer, para chegar ao centro da cidade, depois fomos até a rotunda do cubo (pingo doce) e viemos até Ovar pela estrada velha.

    Foi uma voltinha muito boa de cerca de 1h30m, mais minuto menos minuto, de 35km com cerca de 500m de acumulado. Final do treino, ir para casa comer e descansar pois no próximo sabado há mais.

    Até breve.