Aventura de Bicicleta Ovar - Fátima

26-05-2013 19:53

Aventura de bicicleta Ovar - Fátima

    Foi uma aventura de bicicleta a Fátima à já muito tempo planeada mas que devido as más condições do tempo desde o inicio do ano ainda não tinhamos tido oportunidade de realizar. Esse momento chegou este sabado dia 25/05/2013.

    Eram cerca das 06h da manha quando partimos de Ovar em direção a Fátima, 3 aventureiros montados nas suas bicicletas de BTT, e com muita vontade de realizarem este percurso todos eles pela primeira vez. A luz do dia já se fazia sentir mas o calor ainda não aparecia e as primeiras pedaladas foram com algum frio que nos acompanharam. A primeira paragem foi em Aveiro perto das 07h30m numa pastelaria para podermos tomar alguma coisa quente para continuar a aventura. Após o pequeno almoço lá continuamos o caminho sabendo que nos esperava a primeira dificuldade mais a frente que era a subida para a Figueira da Foz. Antes de iniciarmos a subida foi altura de avistarmos e passarmos por um grupo tambem de bombeiros ciclista que vinham de Aveiro, a subida foi feita em bom ritmo passando assim depressa esta primeira subida mais acentuada, depois foi sempre a descer... até a Figueira, após passarmos a ponte da Figueira fizemos a nossa segunda paragem para podermos descansar um pouco e restaurar algumas energias aproveitando para comer um pouco, fruta, madalenas, bolinho caseiro e encher os bidons com agua fresca, com a ajuda do carro de apoio.

    Retomamos a aventura após cerca de 20m de paragem, tinhamos nesta altura 100km certinhos e cerca de 4h de andamento, a nossa frente esperava-nos muito caminho e a famosa reta da Tocha, nada que nos metesse medo. Faltavam cerca de 60km para terminarmos a nossa aventura, não sem antes passarmos por varios caminhos e por zonas muito bonitas. Nesta parte do caminho "apanhamos" varias retas e começamos a sentir que o caminho estava ligeiramente a subir, passamos Pombal e dirigiamo-nos para o Barração, passando pela Guia onde efetuamos a nossa terceira paragem, para descansar um pouco e restauramos algumas energias, paramos num café para bebermos alguma coisa bem fresquinha.

    Continuamos o nosso caminho chegando rapidamente ao Barração. Aparti daqui ficava a faltar-nos cerca de 30km para o final da etapa e chegramos ao nosso objetivo que era Fátima, mas apartir daqui vinha a parte mais dificil que era a etapa de Santa Catarina da Serra. Paramos antes da subida a espera do carro de apoio para termos bebidas frescas mas o carro já estava do outro lado da serra... Antes da serra passamos pela Caranguejeira e rapidamente estavamos a iniciar a subida de Santa Catarina. Relativamente rapido passamos esta dificuldade sempre a subir e mais acentuada. A vontade de chegarmos a Fátima não nos assustou e com aquelas subidas e logo chegamos ao topo para iniciarmos a descida que nos ia levar ao Santuario.

    Eram cerca das 13h50m quando chegamos as Santuario e comprido o nosso objetivo traçado que era a ligação Ovar - Fátima. Fomos trocar de roupa e almoçar, que estavamos mesmo a precisar. Regressamos a Ovar para realizarmos o jantar da nossa aventura em bicicleta.

    Muito obrigado aos meus companheiros de viagem Carlos Oliveira e Mário Resende e ao carro de apoio Carla e Inês Nora.