E-Bike da Ford

17-12-2012 22:34
Ford lança-se no universo das E-Bikes

 

A Ford revelou um novo concept, mas desta feita de duas rodas. Recorrendo às novas tecnologias, a E-Bike é um concept desenhado e construído pela Ford que serve como montra das capacidades da marca norte-americana no âmbito da mobilidade urbana. A Ford não planeia produzir a E-Bike, mas vai continuar a estudar o conceito, juntamente com outras soluções de mobilidade para o futuro.

 

“Nós vemos as E-Bikes como um elemento importante da mobilidade elétrica urbana. Mais e mais pessoas estão a utilizar as E-Bikes para deslocações de curta distância e estão a tornar-se confortáveis com o conceito de mobilidade elétrica”, afirma Axel Wilke, diretor da personalização de veículos da Divisão de Atendimento ao Cliente da Ford Europa.

Desenvolvida pela equipa de design da Ford, liderada pelo diretor executivo de Design, Martin Smith, em parceria com a Cyber-Wear, marca alemã responsável pelos produtos da Lifestyle Collection da Ford, a Ford E-Bike Concept foi criada de raíz para agradar tanto a homens como a mulheres.

Elemento chave no design é a forma trapezoidal do quadro. Construído em alumínio e carbono, o quadro combina grande resistência com um peso de apenas 2,5kg. As rodas, com um design de 6 raios em V, apresentam o sistema de acionamento escondido, criando uma aparência limpa e minimalista.

A fornecer a energia está o sistema constituído por um motor no centro da roda dianteira,  uma bateria de iões de lítio escondida no quadro, com autonomia de até 85 km, a par de controlador integrado e um sensor magnetostritivo, tecnologia patenteada do mundo da Fórmula 1 (materiais utilizados para converter a energia magnética em energia cinética e vice-versa).

Na E-Bike da Ford, a primeira aplicação desta tecnologia na indústria das bicicletas, os sensores leem as rotações do rolamento interno e transmitem essa informação à unidade de controlo num centésimo de segundo. A unidade de controlo ativa ou desativa então o motor elétrico instantaneamente, proporcionando uma integração perfeita entre o poder das pernas e a força do motor. Um monitor montado no guiador fornece informações de viagem e permite ao ciclista escolher entre três modos de suporte – Conforto, Económico e Desportivo.

O sistema de acionamento é complementado por outros componentes, como um cubo de 11 velocidades Shimano Alfine e a alavanca de engrenagens Shimano Rapidfire 2012. No lugar de uma corrente tradicional está um sistema de corrente em carbono, fazendo com que a transferência de energia seja mais limpa, leve e imediata.