Treino de Bicicleta: Melhora a técnica da tua pedalada

11-03-2013 21:48

Treino de Bicicleta A técnica da pedalada 313x336 Treino de Bicicleta: Melhora a técnica da tua pedalada

 

Quando pedalamos numa prova não se trata de meter um carreto maior e uma pedalada mais rápida, é muito importante a cadência da pedalada. Manter um ritmo constante não só vai manter a sua dinâmica como também passar sem dificuldade os obstáculos que vão aparecendo nos trilhos.

Pedalar forte e a seguir pedalar mais leve para recuperar mais cedo ou mais tarde acaba por quebrar, mesmo antes de chegar a meta. Se for novo neste desporto e se a sua bicicleta tiver pedal de encaixe de certeza que está a pedalar mal, muitos iniciantes com pedal de encaixe só fazem força para baixo perdendo muita energia e não recuperando nenhuma. O pedal faz autêntico círculo, ao fazer força só para baixo metade desse circulo está sem energia por isso devemos puxar o pedal. Com este movimento de empurra e de puxa, estamos a facilitar sempre a perna contraria, não precisa de fazer tanta pressão devido ao movimento contrario da outra perna. Também podemos fazer um movimento que geralmente é usado para recuperar os músculos, consiste durante dois minutos pedalar só na parte ascendente (puxar), assim os músculos que trabalham no sentido descendente “praticamente” estão parados e a recuperar. Aumente o tempo só com a pedalada ascendente 2m, 3m, 4m, etc… no inicio pode ser confuso fazer este movimento ou os dois movimentos em simultâneo mas como tudo com a pratica qualquer um chega lá.

Não se esqueça de levantar os joelhos na pedalada ascendente de forma rápida e o mais alta possível. Outra técnica para melhorar a pedalada é analisar as suas rotações do seu coração, para isso precisará de um monitor de frequência cardíaca (a vulgar cinta que alguns ciclocomputadores possuem). Precisamos de achar a sua frequência cardíaca máxima com a seguinte formula FCM = 220 – Idade, o resultado dessa conta vai-lhe dar um valor de rotações máximas do seu coração, existem várias escalas com base nesse seu resultado:

- Atividade moderada: 50% – 60% FCM

- Atividade controlo do peso: 60% – 70% FCM

- Atividade Fitness: 70% -80% FCM

- Atividade Power: 80% 90% FCM

- Atividade Extreme: 90% – 100% FCM

Faça uma boa gestão das suas frequências cardíacas, atividade extreme só é recomendado a que está em ótima forma e para quem já têm muito andamento.